
O Internacionalista n° 26 / NOTAS OPERÁRIAS / abril de 2025
Escala 6×1
Pelo fim da escala 6×1 e pela redução da jornada de trabalho, sem reduzir os salários!
A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação/ CNTA e a Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação/CONTAC, filiadas a Nova Central Sindical dos Trabalhadores, a NCST, lançaram em 11/03/2025 a “Campanha Nacional dos Trabalhadores da Alimentação – Redução da Jornada, Sem Redução de Salário e Fim da Escala 6×1”.
A campanha que precisam os operários é a organização imediata das assembleias nas fábricas e de todo o setor, para votar um plano de lutas para impor aos patrões a redução da jornada por meio da luta de classes. Mas, os burocratas pretendem fazer uma campanha sem greves e manifestações, apenas realizar “panfletaços” e atividades esvaziadas de apoio à PEC Pelo fim da Escala 6×1, da deputada Erica Hilton, do PSOL, fazendo “pressão” sobre o Congresso para que seja aprovada. Querem ainda ser parte das discussões no Congresso para negociar a PEC. Já fizeram o mesmo com a reforma trabalhista: primeiro convocaram uma greve nacional, mas logo a desmantelaram para poder “negociar”. E o que ficou das negociações? Os patrões têm mãos livres para precarizar, rebaixar salários e retirar direitos.
A política de “pressão” parlamentar, judicialização e negociações sem luta são o caminho da derrota. Aliás, são muitos os setores de trabalhadores e trabalhadoras que arcam com jornadas 6×1, 9×1 e até piores. Portanto, uma luta nacional e unificada baseada na luta de classes dará mais força coletiva para impor aos patrões, governo e deputados a redução da jornada sem redução de salários. Por isso é que devemos exigir que se convoquem as assembleias de base e democráticas, para que os trabalhadores votem um plano de lutas unificado, com mobilizações de rua, ocupações de fábricas, bloqueios, etc.
